quarta-feira, 29 de março de 2017

PRÉMIO MANUEL MONTEIRO


ENTREGA DO PRÉMIO DE HISTÓRIA LOCAL




segunda-feira, 27 de março de 2017

Sessão de atribuição da I edição do Prémio Manuel Monteiro

Convite


Á Comunidade Académica,
O Município de Braga entrega amanhã, dia 28 de março, Dia dos Centros Históricos, o Prémio de História Local Dr. Manuel Monteiro que pretende honrar a memória deste ilustre escritor, arqueólogo, etnólogo, magistrado, diplomata e crítico de arte bracarense.
O bracarense José Carlos Gonçalves Peixoto com a obra “Memórias do Couto de Tibães” é o galardoado da primeira edição deste prémio que nasceu com o propósito de “fomentar o interesse dos investigadores pela história de Braga”.
O júri, constituído por Maria do Carmo Franco Ribeiro, Miguel Sopas Bandeira e Armando Malheiro da Silva, deliberou ainda nomear três menções honrosas para os trabalhos “A vivência da Morte e a Salvação da Alma na Braga Setecentista” de Norberto Ferraz, “Entre a Clausura e o século: O recolhimento de Santo António do Campo da Vinha sob a administração da Misericórdia de Braga (séculos XVII-XVIII)” de Manuela Machado e à obra “Os focos que nos desunem” da autoria conjunta de Joaquim Martins e José Soares.
Recorde-se que o valor do prémio é de 2.500 euros, ao qual acresce a publicação da obra vencedora. Por sua vez, os trabalhos distinguidos com menção honrosa terão reservada a possibilidade de publicação na Revista Bracara Augusta.
A I edição deste prémio bienal, que contou com treze trabalhos a concurso, destinava-se a cidadãos de nacionalidade portuguesa, maiores de idade, residentes ou não na área do Município de Braga. As temáticas a apresentar deveriam ser de teor historiográfico relativos a Braga – a nível administrativo, antropológico, patrimonial, político, económico, cultural, artístico, religioso ou outros.
A sessão de entrega deste Prémio terá lugar no Salão Nobre da Reitoria pelas 17:OOh.

A Biblioteca Pública de Braga associou-se, desde a primeira hora, à atribuição deste prémio instituído pelo Município e tem a particular satisfação em convidar a comunidade académica a participar nesta sessão.

segunda-feira, 20 de março de 2017

ENTREGA DO PRÉMIO DR. MANUEL MONTEIRO




BRACARENSE, REPUBLICANO, HISTORIADOR DE ARTE



Exmo.(os) Senhores,

O Município de Braga, através do Pelouro da Cultura, tem o prazer de convidar Vossa Exa, a estar presente na cerimónia de entrega do prémio do concurso  de História  Local “Dr. Manuel Monteiro”, que se vai  realizar  no dia 28 de Março, pelas 17h00m, no salão Nobre da Reitoria da Universidade do Minho.

Contamos com a vossa presença.

Com os melhores cumprimentos,






Palmira Brandão


Divisão de Cultura – Arquivo Municipal