terça-feira, 30 de setembro de 2008

Associação Comercial de Braga distingue empresa de Tibães

Segundo o Diário do Minho de 30 de Setembro de 2008, a Associação Comercial de Braga (ACB) distinguiu, no dia 25 de Setembro, a empresa «Empreiteiros Casais SA» pelos seus 50 anos de actividade, pelo seu mérito empresarial e associativo e pelo historial de relevantes serviços prestados à comunidade, à região e ao país.
Este reconhecimento público aconteceu na sessão de abertura da 3.ª conferência do Fórum de Economia 2008, que decorreu no salão nobre da ACB.

terça-feira, 23 de setembro de 2008

Igreja de Santa Cruz

Litografia datada de 1866, da Igreja de Santa Cruz, publicada no Jornal Ilustração Popular, n.º 46.

terça-feira, 16 de setembro de 2008

NÃO DEIXAR O PASSADO NO PASSADO

Artigo publicado na Revista Andarilho, n.º 28, pág. 4, 2006
Já não há qualquer semelhança, entre a Braga de hoje e a de oitocentos retratada por Camilo Castelo Branco «com gente de tamancos e capote a correr para as igrejas chamada pelos sinos». No entanto, quer em Braga como em Portugal ou na Europa, a influência da Igreja, em todos os domínios, é decisiva, é uma matriz que não pode ser olvidada. Sobressaem, assim, figuras ilustres que exerceram um papel determinante no desenvolvimento das regiões e das pessoas.
Neste contexto, quem se propõe a comemorar algo, seja datas, ideias, lugares, pessoas, é uma grande responsabilidade.
Estamos a recordar as comemorações da passagem dos 200 anos da morte do patrono desta escola, figura que ocupa uma posição ímpar entre os prelados portugueses e, reconhecidamente, um dos maiores pedagogos, defensor da educação concebida não como um privilégio, mas como um direito de todos. Para reforçar esta ideia, basta citar Ménici Malheiro, que, no seu livro Braga Contemporânea, depois de referir que poucos são os Arcebispos de Braga que merecem o nosso respeito, acrescenta: «Dos arcebispos, só um merece o nosso aplauso, por isso mesmo não foi canonizado: - D. Frei Caetano Brandão, antigo bispo do Pará, onde fez um excelente lugar para a causa da humanidade». A esta citação, apetece-nos acrescentar: «ainda não foi canonizado».
Nos finais do ano lectivo anterior, aquando da indicação de sugestões para o Plano Anual de Actividades, propúnhamos que a escola comemorasse o bicentenário da morte do seu patrono não só com actividades viradas para o interior e que constassem dos respectivos Projectos Curriculares de Turma, mas que fosse mais além, que perpetuasse esse momento com iniciativas que integrassem a vivência colectiva dos que se seguem, não abdicando de os fazer crescer inteiros, livres e responsáveis.
Neste pressuposto, nasceu a ideia de um busto.
Passámos a congregar esforços onde a realidade comunga da utopia e o passado se enxerta no futuro. Esforços que passaram pelo Conselho Executivo, Conselho Pedagógico, e, sobretudo, pelo engenho e criatividade da professora Eugénia Fernandes. Em seguida, no âmbito da Comissão das Comemorações, encontrámos os patrocínios necessários para fazer face ao elevado custo da obra.
A inauguração do Busto foi um momento alto e emocionante que honrou e dignificou o legado do «Provedor dos Pobres».
Essas comemorações realizadas na cidade de Braga e na sua Terra Natal excederam as expectativas, traduzidas em diversas eventos: publicações, conferências, exposições, concertos, pontifical e romagem ao túmulo.
Ao verbo comemorar gostaríamos de acrescentar mais dois: conhecer e divulgar. A escola teve oportunidade de se abeirar do seu pensamento e, simultaneamente, ser promotora e defensora de causas sociais, remando contra o espectáculo que faz a apologia do imediato, do supérfluo e do efémero.




terça-feira, 2 de setembro de 2008

AOS ALUNOS DA EB 2/3 FREI CAETANO BRANDÃO

Estudar,

Desde o primeiro dia,

Um após outro,

Conscientes que estão em nós,

As armas, que hasteadas,

Rompem os obstáculos que a vida impõe.